Thel Musical Show
Entrevista Exclusiva
Professora Lila Santana
A magia dos musicais da Broadway interpretada por nossas talentosas bailarinas
A entrevista dessa edição é um bate papo com a Profª Lila Santana para entender os bastidores da superprodução musical que o TCC realizou no dia 10/11 no Teatro Metrópole
TCC: Qual foi a inspiração por trás do espetáculo “The Musical” apresentado recentemente com cerca de 150 alunas?
PROFª LILA: Na última década, a cidade de São Paulo tem se destacado por seus espetáculos importados da Broadway. Essa prática vem sendo bastante presente no Brasil. Existem inúmeros artistas brasileiros dotados de potencial, qualificação e habilidade artística que se destacam de forma brilhante em produções de grande porte, tanto nos Estados Unidos quanto no Brasil. Quando pensamos no tema "Musicais", sabíamos que deixaríamos um legado de conhecimento, arte, cultura e emoção no coração de cada bailarina, com teatro, música e dança. O processo criativo começa no início do ano, onde eu, Lila Santana, a professora Elaine Santana, e Katia Mariani trabalhamos com as alunas em sala de aula toda a parte técnica e artística da dança (jazz, ballet e sapateado). Conforme o nível de cada turma, desenvolvemos a musculatura e estimulamos a coordenação motora, agilidade, flexibilidade, ritmo, postura; para maior consciência corporal, expressão, noções de espaço, integração social e sensibilidade das alunas. Ao fecharmos o tema, mergulhamos nos estudos e pesquisas, escolhendo músicas, figurinos, acessórios, cenário, projeções, e a criatividade vai nos norteando a realizar experimentos para colocar em cena da melhor forma possível. Fechamos o tema "The Musical Show", para mostrar às alunas e ao público a magia dos Musicais.
TCC: Quais foram os maiores desafios e as recompensas ao trabalhar com um elenco numeroso?
PROFª LILA: O processo de coordenar esse espetáculo, que envolve em torno de 150 alunas, foi desafiador devido a tantos detalhes, porém nossa equipe de professoras tem uma parceria e sintonia de excelência e assertivi- dade nas escolhas. Sempre respeitando a idade e o nível técnico de cada turma, e em tudo que envolve a produção, desde a arte para divulgação, músicas, vídeos, iluminação, cenário e programações de ensaios gerais. Tudo é importante para que haja fluidez no decorrer do espetáculo como um todo, dos bastidores ao grand finale. O maior desafio no processo coreográfico foi a presença de todas as alunas nas aulas. Nas turmas numerosas sempre há faltas. Outro desafio foi a expectativa de ver tudo como imaginamos, mesmo sabendo que dependíamos de outros profissionais como, costureiras, iluminador, etc. A recompensa vem quando conseguimos ver concretamente tudo que estava em nossa imaginação.
TCC: O que mais te orgulha no desempenho das alunas durante o musical?
O que mais me dá orgulho, no desempenho das alunas, é ver a entrega de alma e coração das nossas bailarinas em nossas criações e a superação física, psíquica e social que a Dança desenvolve e impulsiona. Cada aluna e momentos são muito valiosos e agregadores dentro de um espetáculo, afinal juntos somos mais fortes. Acredito que Grease e Chicago foram trabalhos desafiadores pelo nível técnico, pelas trocas de figurinos em segundos e até mesmo em cena, cenários que tiveram entradas e saídas rápidas, onde tivemos que nos superar para sair no tempo exato em meio a acrescentar peça de figurino dentro de uma dinâmica e habilidade artística sem perder ou prejudicar a cena.
Conseguimos!!!! E foi lindo!!!! E claro o Reverance coreografado, sendo o ápice do Espetáculo, pois envolve todas as alunas e professoras em um momento de agradecimento e grande emoção.
TCC: A dança tem o poder de transmitir mensagens e emoções. Qual mensagem você esperava transmitir ao público por meio desse musical? Como você escolheu as coreografias e a música para alcançar esse objetivo?
PROFª LILA: A dança é uma linguagem universal que transcende barreiras culturais e linguísticas. Os bailarinos expressam suas emoções, pensamentos e ideias, por meio, de movimentos fluidos e harmônicos, transmitindo uma narrativa única e envolvente. Seja no ballet clássico, no jazz, no sapateado, entre outras, cada passo é uma pincelada no quadro da imaginação, revelando histórias, que vão desde o amor e a esperança até as lutas e desafios da vida. Neste espetáculo, em especial, trabalhamos com diversos musicais para que as alunas e público pudessem conhecer, apreciar, e se encantar com vários estilos, desde os clássicos como Grease ( 1972), até os mais recentes como Harry Potter ( 2019), proporcionando e despertando diferentes emoções e lembranças em todo público. As escolhas das músicas e coreografias acabam sendo de acordo com a idade e nível técnico de cada turma, porém, como a arte é subjetiva, nossos gostos, vivencias e coração faz a diferença, pois acredito que tudo que vem realmente do coração atinge o outro de maneira positiva e significativa, deixando lindas memórias na vida de cada aluna que passa, por nós. Isso, pra mim, é o que faz valer todo o nosso amor, empenho e dedicação, é isso que faz, de nós professores, sermos eternos.
TCC: Como você vê o impacto de projetos, como esse, na vida das alunas, não apenas em termos de habilidades de dança, mas, também, em desenvolvimento pessoal e confiança? Existem histórias ou experiências compartilhadas pelos alunos que destacam o impacto positivo dessa experiência? E em relação aos familiares?
PROFª LILA: Acredito que a arte tem um papel fundamental na vida de todos nós, e um meio de expressão e comunicação, complementa a formação do indivíduo, nos dando conhecimento da diversidade cultural e consequentemente forma um cidadão crítico e criativo. A arte tem a função de contextualizar, informar, estimular a criatividade e sensibilizar, portanto, estar inserido em um projeto como Espetáculo de Dança e poder se aprimorar cada vez mais enquanto bailarinas e proporcionar a oportunidade dessas crianças e adolescentes a terem um instrumento eficaz de acesso ao desenvolvimento, promovendo a socialização e o senso de grupo, dançar com outras pessoas ajuda a melhorar a autoestima e a confiança. Esses projetos culturais também são de extrema importância para incentivo a formação da plateia, o desenvolvimento da arte, da cultura e a oportunidade de o público conhecer outras modalidades, músicas e formas de se expressar. Temos varias alunas que vão para faculdade em diversos cursos, se formam e quando nos encontram sempre tem a fala do quão significativo foi o aprendizado da dança em sua sua formação pessoal e profissional.
"Ver a entrega e felicidade através dos corpos pulsantes das nossas crianças e adolescentes em cena, isso transborda a alma".
Profª Lila Santana